terça-feira, 12 de julho de 2011

TRABALHO DE TERAPIA OCUPACIONAL , VALORIZAÇÃO PESSOAL E SOCIABILIZAÇÃO,COM A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E CONDICIONAMENTO FUNCIONAL DA 3º IDADE.


TRABALHO DE TERAPIA OCUPACIONAL , VALORIZAÇÃO PESSOAL E SOCIABILIZAÇÃO,COM A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E CONDICIONAMENTO FUNCIONAL DA 3º IDADE.

Terceira idade exige cuidado multidisciplinar

A Terapia Ocupacional objetivando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos na terceira idade através da atividade de condicionamento funcional. O crescimento da população na terceira idade em franco desenvolvimento recebendo técnicas terapêuticas envolvendo condicionamentos funcionais que promovem benefícios biopsicossociais a essa população, gerando qualidade de vida;com isso evitando tambem a depressão e a neurose da terceira idade. Fato esse que causa a maioria dos males da terceira idade.

A depressão é a principal doença mental da terceira idade.Este seja um dos mais importantes sintomas psicológicos que atinge as pessoas na idade adulta, não só por sua grande freqüência, mas também por suas importantes conseqüências sobre todo o organismo. É uma situação que pode se confundir com uma série de doenças, sendo em geral muito mal orientada em nosso meio.

Caracteriza-se principalmente por um estado de humor deprimido, melancólico. Na idade adulta o estresse é uma das principais causas da depressão. A solidão, a inatividade, as perdas de entes queridos estão entre as principais causas de depressão na Terceira Idade.

Mas a depressão pode também se manifestar através de agitação ou agressividade. A insônia é um importante sintoma de depressão. O estado depressivo freqüentemente é acompanhado de ansiedade e de tensão muscular, podendo ocorrer dores musculares que se situam em geral nas costas ou na nuca. Freqüentemente ocorrem dores de cabeça. O deprimido pode ter tremores nas mãos, palpitações e sudorese, o que pode confundir-se com outras situações médicas.
Em nossa unidade do CRAS-RUBIATABA trabalhamos todos esses itens utilizando o artesanato , foi montada a oficina do papel onde as vós ,assim tratadas carinhosamente, se encontram uma vez por semana para trabalharem com o jornal na produção de peças de decoração, enquanto se trabalha a coordenação motora no feitio dos canudos, é feito uma terapia em grupo, onde cada uma expõe seus problemas, duvidas dores, sentimentos diarios e ali entre amigas e a supervisão da profissional, sem que essa interfira diretamente, são amenizadas seus problemos com conselhos ,carinho e companheirismo fazendo com que seus ditos males se tornem mais leves.
Já é possível verificar a melhora em algumas das participantes, quanto a  sociabilização ,e dores.
O trabalho em relação ao produto de artesanato surge vagarosamente, de acordo as deficiencias das participantes.
Mas acompanhe os nosso progressos

Palavras chaves: Terapia Ocupacional, qualidade de vida, condicionamento funcional.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário